quarta-feira, 17 de junho de 2009

Seminário Nacional de Serviço Social na Saúde

Olinda, 08, 09 e 10 de Junho de 2009

Cumprindo as deliberações dos 36º e 37º Encontro Nacional, o conjunto CFESS/CRESS (Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais de Serviço Social) realizou na semana passada o Seminário Nacional de Serviço Social na Saúde - o qual pude acompanhar e participar das discussões.

O seminário foi organizado em 3 dias abordando temas como: Os impactos da Crise contemporânea na Seguridade Social, Políticas de Saúde Mental e os Serviços Substitutivos, Estratégia Saúde da Família e NASF, Participação Social e Mobilização Popular em Saúde, Saúde e Trabalho, Ética e Bioética, Residências, Fundações Estatais de Direito Privado e a definição dos Parametros de atuação dos (as) Assistentes Sociais diante as demandas identificadas no cotidiano do trabalho no setor da saúde.

Permeado de figuras ilustres como: Ivanete Boschetti, Maria Inês Bravo, Ana Maria Vasconcelos, o Seminário Nacional se tornou um verdadeiro espaço estratégico de reafirmação do projeto ético político profissional do serviço social e o seu compromisso com a emancipação da classe trabalhadora.

A abertura ficou a cargo de Ivanete Boschetti, presidente do CFESS e professora da UNB, que introduziu elementos análiticos sobre a crise contemporânea. Segundo Boschetti:

"O espaço é de resistência e luta pela universalização da saúde. O Desmantelamento do SUS e o desenvolvimento da cartilha neoliberal exige uma inserção qualificada do Assistente Social na saúde, para defender o Estado democrático de direito"

Maria Inês Bravo, apresentou os 2 projetos políticos em disputa hoje na sociedade: A reforma sanitária e o Projeto Privatista. Constituiu um grande debate de defesa dos pressupostos da reforma sanitária, onde a saúde é concebida em uma perspectiva ampliada na seguridade social, em relação com outras políticas sociais - para além da assistencia social e da previdência.

"Temos como pressupostos da reforma sanitária, a liberdade na perspectiva emancipadora; a democratização do acesso; a universalidade das ações; a descentralização do controle
social."

Por fim, foi apresentado o documento: "Parametros de atuação do Assistente Social na Saúde" em uma tentativa de estruturar as ações e atribuições profissionais e foi reafirmado a posição da categoria em defesa da Reforma Sanitária e contra a proposta apresentada no congresso nacional de gestão da saúde pelas Fundações Públicas de direito privado.

Um comentário:

Breiner77 disse...

Pô galerinha...
Vamos atualizar esse blor, Itajubá já mudou ou não? =D