quarta-feira, 9 de abril de 2008

Que soem as trombetas...

Voto consciente ou voto feminino?



Introdução:

Este artigo foi escrito com o intuito de combater os argumentos expostos pelo leitor JCA. O muda itajubá reafirma sua concepção democrática conflitando as ideias e não abstendo de sua posição diante de nossa concepção de sociedade.

Que soem as TROMBETAS!

***

Voto consciente ou voto feminino?
Ser ou não ser?
Agir ou não agir?
Comer ou não comer?
Morrer ou não morrer? Eis a questão.

Creio que nem Hammlet, apesar de seus extensos conflitos existenciais, considerou essa possibilidade.

Já no título da ilustração, percebemos a posição de nosso caro amigo JCA para o povo itajubense: Senhores (as) itajubenses, ou o voto é consciente ou o voto é feminino. Qual modalidade de voto os (as) senhores (as) optarão?

Afim de continuar sua empreitada, JCA inicia sua inspiração de artigo nos perguntando: "O que pode ser mais decisivo para as próximas eleições municipais". Em seguida nos oferece duas opções tendenciosas: "o voto daqueles que se interessam em avaliar de modo criterioso o perfil e as propostas de cada um dos candidatos, ou, o voto da maioria do eleitorado, as mulheres?"

O que se propõe é que abandonemos nossa avaliação criteriosa de nossos possíveis candidatos.

Mas pera lá, a pergunta que martela no cidadão itajubense é a seguinte: "O sr. ou sra. JCA está propondo que eu abdique de minha cidadania?"

Sabemos muito bem da corrida eleitoral que a sra. Leandra Machado (PHS) iniciou em nosso munícipio, tema de nossa primeira postagem no muda itajubá. Mas não podemos aceitar a absurda ideia do voto despolitizado!

Não duvido das capacidades de uma mulher governar um municipio, um estado ou um país. Aliás, é muito bom ver as mulheres conquistando espaços historicamente negados pelo patriarcalismo societário. O triste é o apelo que a senhorita Leandra Machado (PHS) faz no munícipio de Itajubá conquistando seu público de maneira despolitizada.

Já ouviram falar de voto de cabresto? Pois bem... Aqui em Itajubá existe uma nova modalidade: O Voto de Absorvente!

Resta saber se a população feminina de Itajubá vai abdicar do seu direito de avaliar criticamente todos os pré-candidatos e cair na armadilha OB (Usa, Suja e depois joga fora) da sra. vereadora.

15 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo essa apelação para o voto feminino. Essa vereadora está completamente equivocada. Lutamos sim pela conquista nos espaços da sociedade, mas não dessa forma!

Luta feminista é uma luta anticapitalista. Não condizemos com esse comportamento burgues de dominação.

Essa pauta não fala em nosso nome.

Coletivo sulmineiro da Marcha Mundial das Mulheres

Anônimo disse...

Voto de Absorvente foi ótimo. Parabéns!

ñ devemos aceitá esse tipo d fala.

fala que muie tem q vota em muie e fala que elas msm saum sexo fragil.

ou naum?

abrçs

jca disse...

Quando as pessoas não têem cultura fica difícil debater. Você está confundindo eleição com discurso de burguês contra classe proletária. Por favor pare de fazer discurso e pare de não ler antes de responder: no comentário haviam duas opções votar de modo consciente é um votar ou não em mulher é outro. Para explicar seu curto raciocínio você põe a culpa na vereadora dizendo que o comentário fala dela. A situação é mais complexa do que o seu exíguo entendimento é capaz de atingir. Não estou fazendo campanha para "A" ou "B", só estou pedindo para pensar antes de apertar o botão da urna. Chega de ladrão no poder, chega de gente que discursa uma coisa e ao assumir desdiz tudo. Prá finalizar tente ser mais educado, pois as mulheres não disseram nem fizeram nada contra você. Se quer atingir alguém, restrinja seus infelizes comentário a mim. Prefiro o Rafael, é politizado, inteligente e educado, este sim merece o Blog e as opiniões. Você é um revoltado infeliz e sem nenhuma postura séria, padrão de moleque. Já tá na hora de crescer.

Júlio César Anselmo de Castro

João Eduardo Tanuri disse...

Nossa..

Senhor Júlio César Anselmo de Castro, eu estudei muito seu comentário antes de escrever - tá certo que não havia tanto o que tirar dali de dentro. Tentativa de absorver de sua posição dúbia uma critica.

Mas enfim. Muito obrigado pela contribuição. Muito obrigado por acompanhar nossas postagens e deixar sempre seu comentário, afinal, é desta forma que crescemos, não é mesmo?

O crescimento se dá através da tensão dialética entre polos opostos. Desgastar os argumentos, principio básico da democracia - engraçado não?!

Pra finalizar, gostaria de frizar que eu também prefiro o Rafael.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Me amarro na Leandra, mais, na sua idoneidade. Não voto mais em homem. E voto absorvente tem tudo a ver com as mulheres. Avante Leandra.

... disse...

Bom, o meu voto é no projeto, e acho que tanto homens quanto mulheres comprometidas(os) com o projeto que eu voto, tem igual capacidade de encabeçar...

Mas independente disso quero dizer que, quando fui do DCE da unicamp, a gestão anterior a minha recebeu o apelido de DCE de Baton, ou DCE de saias, pq 8 das 12 coordenações tinham mulheres como titulares. Eu prefiro essas expressões...

Inté

Anônimo disse...

muito me alegro pelo debate que esse blogge esta dandos aos itajubenses em debater sobre a politica de itajuba. Queremos uma gestão democrática e desenvolvimentista sei, tem várias cidade no nosso grande BRASIL
DESENVOLVENDO, CRESCENDO COM QUALIDADE DE VIDA,ITAJUBA ESTA PARADA NO TEMPO A QUASE UNS VINTE ANOS ISSO REALMENTE PRECISA SER MUDADO.Agora quanto ao preconceito machista e fora de moda contra o crescemento da participaçao feminina na politica e um absurdo pois em pleno seculo xxi.Eu acho um absurdo os ataques a vereadora Leandra Machado sera que é problema de genero? ou é medo dela mostrar-se mais competente que nos homens, "deixa mulher trabalhar!" Sou adimirador do trabalho da vereadora Leandra Machado a acho competente, honesta,inteligente,comunicativa,e se ela canditar prefeita de Itajubá o meu voto é dela e farei campanha em prol de sua candidatura porque "Ela faz a diferença"
Luiz Carlos um morador de Itajuba que ama essa cidade fácil de ser amada.

Anônimo disse...

Voto consciente
Voto feminino
Voto em Leandra

Caro Tanuri,

Suas falas soam falsas...

Primeiro você fala das capacidades e conquistas das mulheres, depois insinua que estas, que hoje acreditam na Leandra, não têm opinião própria e são facilmente manipuladas pelo voto, que você apelidou vulgarmente de "voto absorvente".
Concordo com JCA, a situação é mais complexa...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jca disse...

Ana Alves, Bom dia!
Por favor, preste atenção no que eu escrevi, não sou machista, sei escrever, até por obrigação profissional, sou jornalista. Os comentários que foram colocados em sua postagem não se referem à minha pessoa. Não estou me ofendendo apenas gostaria que as pessoas que acessam tenham uma visão verdadeira de mim. Não defendi a Leandra, procurei mostrar em todos os comentários a importância da presença das mulheres em todos os segmentos da sociedade. A maioria das residências do País vive sob a administração feminina, e funcionam perfeitamente, limpas, com refeições no horário certo, com filhos e maridos impecáveis no aspecto físico e de vestimentas. Se transportarmos essa forma de gerir para a área pública, acredito que teremos um grande sucesso de público e de crítica. Ana, estou com vocês e não abro mão de poder viver sob o comando feminino. Pelo menos vamos lutar para que cada vez mais mulheres cheguem ao poder, não só em Itajubá.

JCA - Júlio César Anselmo de Castro

Anônimo disse...

Vcs que são assessores da leandra não tem mais nada o que fazer não?

e vc pacheco? será que o computador liberado pra voce pelo mandato do sr. leonardo é para isso? pra ficar fazendo o que o sr. está fazendo? Que comportamento estranho do PHS hein. Tenho certeza que o Leonardo não sabe disso, pois sei de seu caráter. Ele nunca permitiria um comportamento desses.

Eita ferro.. A cidade precisando de tanto trabalho. os movimentos populares precisando de tanta força.. e vcs aí... viajandooooo na internet.

Quando a Lourdes era nossa assessora tudo caminhava mais gostoso, afinal, ela trabalhava bem e muito pelos movimentos e construção da rede.

Ass.: Alguem que frenquenta muuuuito a camara dos vereadores

jca disse...

Boa tarde, Sr. anônimo que frequenta muito a Câmara Municipal,

Falta o Sr. entender que quando um debate é aberto, o mesmo somente se encerra, quando se esgotarem todos os argumentos. No caso específico, o debate está apenas no início. Ninguém está tentanto convencer ninguém de nada, estamos apenas formulando pensamentos para que todos que acessam, com interesse lícito, possam conhecer outras formas de enxergar a política. O Sr. além de não contribuir em nada, ainda tem o grave defeito de não assinar. Ora faça o favor, me responda: quem é o desocupado?

Júli César Anselmo de Castro

Anônimo disse...

Boa tarde Sr JCA
Peço desculpas pq troquei o seu nome com o do sr João Eduardo Tanuri. Era pra ele que eu queria me dirigir. Quanto ao resto do que escrevi não mudo nem uma virgula.

Sr Anônimo:
Não sou e nem nunca fui assessora da vereadora LEANDRA. Sou apenas uma admiradora dela, das suas idéias, da honestidade e de tudo mais que eu escrevi ontem.

OBS: já postei 3 vezes durante o dia de hoje esta resposta, se não apareceu ou se aparecer mais de uma favor apagarem as excedentes.

... disse...

Os comentários são livres, nós não apagamos...vcs já parceberam né...Só que não se pode usar esse espaço para fazer campanha extemporânea, pq isso é ilegal! Nesse momento de acirramento da disputa eleitoral vão dizer que o "Muda Itajubá" está fazendo campanha...Pode parecer absurdo, mas não é! Então solicito aos comentáristas e leitores que evitem fazer campanha direta, chamando voto, pq nesse momento não há candidatos e a campanha não está liberada. Dessa forma, vamos editar os comentários que fazem campanha direta para QUALQUER CANDIDATO, excluindo os trechos que podem causar problemas para o blogue.

Anônimo disse...

Esse comentário foi editado por conter capanha explicita pré-candidato.

Sou cidadã Itajubense, pago meus impostos, cumpro meus deveres e tenho meus direitos e um deles é votar e votar bem.
Já que é pra votar consciente, e já que Itajubá "tá" parada no tempo faz uns 20 anos, segundo comentários de um anônimo, já que o JCA além de machista é um cara que nem sabe escrever o português direito e além de tudo é um porco chauvinista, eu voto na Vereadora LEANDRA.
Ela é dinâmica, inteligente, tem ótimas idéias, comunicativa, tem carater, é honesta, conquistou o espaço dela que muito vereadores tentaram e não conseguiram e teve coragem de assumir sua vontade de "MUDAR" a nossa cidade.

"SUPRIMIDO"

Têm muita gente que está escrevendo aqui e está é com medo porque ela é MULHER e mulher com "M" maiúsculo !!
Onde já se viu chamar quem vota em uma MULHER de voto absorvente? VÁ SER IGNORANTE ASSIM LÁ NA SUA CASA!.
Vcs já viram alguma mulher falar que quem vota em homem é Voto espermatozóide? Porco chauvinista isso sim é o que vc é !!!
De novo: porco chauvinista !!!
Não entendo pq nesta cidade de machista as mulheres não votam em mulher. Poderíamos ter mais vereadoras e no entanto é uma vergonha, apenas uma mulher para nos representar.

Conclamos..."SUPRIMIDO"

Vcs, homens, estão todos com medo da MULHER LEANDRA, pq ela sim fará um governo transparente, limpo, com todas as contas abertas e não como tem sido feito nos ultimos 3 governos.

MULHERES...SUPRIMIDO, não por ser mulher mas por ser capaz, eficiente e porque não?? ser mulher também. Nós - as mulheres - sempre, desde os primórdios dos tempos fomos discriminadas. O primeiro país a conceder o direito a voto as mulheres foi a Nova Zelândia em 1893, seguido da Austrália em 1902,Inglaterra por volta de 1870 e em seguida os outros paises foram aprovando um a um os direitos das mulheres.
No Brasil o direito de voto feminino só foi conquistado em 1932 (para aqueles que não sabem o senado aprovou que as mulheres tivessem esse direito em 1930 mas com a revolução de 1932 as atividades parlamentares foram suspensas, e tivemos que esperar mais dois anos).

"SUPRIMIDO".

Isso é votar consciente!!!

"SUPRIMIDO"