quinta-feira, 6 de março de 2008

Que soem as trombetas...

Parte 1 – Machismo, patriarcalismo ou oportunismo?

“... sabedoria do povo daqui é o medo dos homens de lá...”

O sinal está fechado. Vai abrir a qualquer momento. Os carros azuis à direita se movimentam. Os motores roncam. Alguns ameaçam arrancar e vruuuuuummmm... Lá vão eles... Antes mesmo de abrir o sinal. Mal começou o ano e a sucessão municipal já está estampada no nosso cotidiano.

Os patrocínios de festas e eventos não mentem. Chico Marques e Leandra Machado já estão estampados pelos cartazes. Novamente somos obrigados a engolir uma altíssima dose de monóxido de carbono.

Ambos os pré-candidatos dividem opiniões no município. Candidatos polêmicos e de grandes expressões nos veículos midiáticos.

Essa semana me surpreendi com um fato interessante. A Leandra presente no informativo 987 da rádio jovem, sendo entrevistada pelo jornalista Cleiton César sobre a, já então famosa, “carta anônima”.

Segundo a vereadora, a “carta anônima” deixada em seu escritório, ameaçava relatar o “suposto” caso amoroso que a vereadora teve em Brasília caso ela continuasse exercendo a fiscalização do papel do executivo.

Fica a pergunta... Seria materialização do patriarcalismo que permeia a cidade dos coronéis ou mais uma forma polêmica de se sobressair na sociedade?

Oportunismos deixados de lado, de certa forma, quem ameaçou a “querida” vereadora acabou colocando-a na boca do povo.

9 comentários:

... disse...

É João, difícil responder a questão colocada...Itajubá é mesmo uma cidade ultra conservadora e provinciana. Mas não pra acreditar em tudo quando os ânimos eleitorais itajubenses estão à flor da pele.

Anônimo disse...

Manifestação é algo muito justo, ou, mais ou menos justo. Se a intenção é realmente melhorar o coletivo e facilitar o acesso ao bem comum, pensem na possibilidade de apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, colham as assinaturas e apresentem ao presidente da câmara. Esta é uma atitude democrática e que pode trazer benefícios reais. O resto passa a ser visto como "baderna" de estudantes que nem utilizam o transporte coletivo.

... disse...

Caro Anônimo, ou anônima. Eu não acho muito justo não assinar os comentários, pra mim a credibilidade deles está diretamente ligada a pessoa que escreveu, se não assina o que escreve é pq nem vc bota muito fé no que diz, então não não sou eu que vou botar(fé).

Mas em respeito aos leitores, eu digo que a manifestação pública é um direito constitucional portanto legítima e democrática. Quem é contra talvez é por que está com saudade da ditadura militar.

Outra coisa, das pessoas que conheço que estavam na manifestação, todas utilizam ônibus, e isso é coisa em torno de 90 por cento dos manifestantes.

Anônimo disse...

Caro Rafael,pelo seu grau de estudo espanta muito esta sua infantilidade,antes de fazer qualquer comentario que seja com relação aos outros,deveria olhar para a corrupção de seu partido.Ex dinheiro na coeca ja pensou que baixaria,e ainda bate no peito em quando fala em renovar,a unica coisa que voce deve renovar é uma lavagem celebral e ver que o mundo não parou só voce esta escondido numa politica arcaica.

Anônimo disse...

meu cario colega estou muto satisfeito com a inquete que voces estão fazendo sobre mudança realente o pvo quer mudança mesmo e pelo jeito já entenderam a mensagem de quem realmente vai mudar itajuba é ELA mesmo

... disse...

Anônimo ou anônima...
Primeiro eu quero protestar pq usa a expressão "infantilidade" de forma a referenciar algo pejorativamente. A infância caro, ou cara, anônimo ou anônima é uma fase da existência humana muito imporatnte para o deselvolvimento de qqr pessoa. Entendo a criança como sujeito pleno, por isso a utilização do termo demosntra um grau de preconceito com os pequeninos (da mesma forma que utilizar expressões como "a face negra de..." para dizer que algo é ruim ) que não posso deixar de repudiar.
Sobre a questão de só eu estar "escondido numa política arcaica" eu não preciso responder, a aprovação 73% do presidente Lula no Brasil e de 70% em Itajubá, além dos quase 1 mihão de filiados petistas, demosntram que não estou sozinho. O que vc chama de política arcaica está mudando o Brasil. Doa a quem doer!!!
Volto a prostestar! pq não assina o comentário?

Anônimo disse...

Rafael tudo bem,o que você esta achando do resultado de sua pesquisa, está gostando acho eu,porem estou triste, motivo pelo qual os petistas não são organizados, como sera que esta o ulisses vendo tudo isto perdendo para a Vereadora em seu proprio site.Ha Ha ha ha ha ha ha ha este é oprimeiro banho que ele esta levando o outro sera em outubro

... disse...

Falou novamente o Anonimous spam...Mas tudo bem! Com já disse, eu não tenho problemas em tomar posição não me envergonho delas, nem quero, também, ser hunanimidade, porque pra mim toda hunanimidade é burra. Por isso assino meu textos, comentários e etc.
Em relação à enquete, adianto que faremos uma análise dela quando essa tiver seu prazo esgotado, ainda tem muita água para passar em baixo dessa ponte.
Sobre o site ser do Ulysses, sinto te informar, mas cometeu um grande equívoco. Esse blogue é editado por mim e pelo João, não tem vínculo com ninguém a não ser conosco mesmo.
Ah, confesso que pensei em apagar o comentário ou impedir comentário anônimos, tamanho a falta de respeito de alguns leitores incivilizados, porém vou deixá-los aí publicados, para que sempre que leia, se envergonhe, de sua postura desesperada, diante da superioridade de nossos argumentos.

por último: Ah a eleição só termina quando acaba(né?!). Cuidado para não se decepcionar. Eu estou tranquilo e sei que o tempo é o senhor de nossas vidas. Ademais, os governos não são eternos nem infalíveis. A população é quem escolherá, e ela sabe o que quer!

Anônimo disse...

Querido rafa é assim que te chamo pela nossa amizade de muitos anos,ontem a noite reuni com tres amigas e conversavamos sobre eleições,nosso unico questionamento era porque não Laudelino candidato do PT,esse nosso PT não esta como antigamente agora existe uma panela formada que enxiste em apoiar ulisses,sabemos que ele não tem condições nenhuma de disputar com vereadora e pre candidata do PHS,ela tem inumeras qualidades e é honestissima basta ver os tres anos de mandato,agora vejo que temos duas opições lançar Laudelino para prefeito ou apoiarmos leandra machado e fazer uma boa câmara em 2008 com Ulisses Presidente,pense nisto voce é inteligente e tem vós no PT,não me decepcione ou vamos trabalhar em campo diferente porque a lógica mostra que Ulisses é fraco concorrente para Vereadora Leandra.
Atenciosamente sua amiga de outros carnavais.