Parte 2 - Trabalhador ou Burro de Carga? um retrato da reforma na biblioteca da unifei
Há tempos, a classe trabalhadora adquiriu direitos. Para isso, muitas Marias, Joãos, Josés, valquírias, pagaram com sua própria vida! Seja no nórdico gelado dos csares, na revolução industrial da Bretanha ou nas 146 almas queimadas na Triangle Shirtwaist em Nova Iorque.
Certo é que, por meio da pressão popular, se materializou em 1988 os direitos dos trabalhadores brasileiros na tão avançada constituição federal. Não tão certo é a perpetuação e consolidação desses direitos.
Nos pegamos sofrendo sob a hierarquia predial e vertical de nossos superiores, que ainda perpetuam nas suas grandiosas décadas de 50 e 60 a nos persuadir com força e dominação e sob, muitas vezes, nossa falta de informação.
Este é o espírito da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, que ultimamente sacrifica seus trabalhadores (ou seriam burros de carga?) em prol da manutenção do concreto.
O concreto quebra. Faz barulho. Levanta pó! e dividimos um pouco desse espaço da obra, adoecendo e envelhecendo... seria um exagero? Mas estamos juntos, pois, o concreto não pode esperar. Afinal, "temos de vestir a camisa da universidade! Até mesmo porque o emprego tá difícil, e devemos levantar os braços para o céu e agradecer por não estarmos desempregados".
Depois de bate-bocas entre rei(tores) e servo(dores), somos obrigados a bater as botas pois, como se sabe, ainda existe a inteligência da ditadura por aqui.
Cuidado! O DOPS vai te pegar!
segunda-feira, 24 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
João, o que mais me intriga é que a unifei ainda funciona como uma tradiional escola superior isolada. Virou Universidade só no nome, porque a mentalidade...
Parabéns pelo Blog, muito interessante!
Antônio Carlos
Esse texto se superou. Sou suspeita para falar pois tenho mania de introspecções por parênteses, mas adorei os trocadilhos "rei(tores) e servo(dores)". Enfim, o nível aqui está cada vez melhor, pena que não podemos falar o mesmo da UNIFEI. Eles deviam fazer logo um convênio com o hospital da Unimed para os "servodores" não pagarem de seus bolsos as horas de inalação causadas pelo pó da revolução do concreto. Abraço e força na luta!
Voto consciente ou voto feminino?
O que pode ser mais decisivo para as próximas eleições municipais, o voto daqueles que se interessam em avaliar de modo criterioso o perfil e as propostas de cada um dos candidatos, ou, o voto da maioria do eleitorado, as mulheres. Sabemos que, historicamente muitas delas, escolhem ou aceitam a escolha do marido ou do pai. Pior do que isso existe aquelas levam para o local da votação, um dos filhos mais novos, para que estes possam apertar o botão da urna eletrônica, e acabam por se deixar influenciar pela opção adotada pela criança. Por favor, 2008 é um ano decisivo para determinar o que será o nosso dia a dia, pelos próximos quatro anos. Pensem, reflitam e tenham a certeza de que você é responsável pelo futuro de nossa cidade. Vote de modo a ter a tranqüilidade de poder comentar com os amigos após o pleito, que votou em alguém por vários aspectos positivos apresentados pelo candidato após uma avaliação séria de sua parte. Quanto a você mulher, se houver possibilidade, vote em uma ou mais mulheres. Vamos oferecer a oportunidade de mostrar como se comporta a administração pública nas mãos delas. As mulheres administram lares, empresas privadas e até países. Pensem principalmente nas nossas vidas, elas criam os filhos, cuidam dos maridos e na maioria das vezes, ainda precisam se desdobrar para manter o vínculo harmonioso entre a casa da mãe e da sogra. Tenham coragem de mostrar a nós homens que a capacidade administrativa e o cuidado com a coisa pública são legados que vocês permitiram, durante muitos anos, parecesse coisa nossa. Obrigado por este engano duradouro, mas de minha parte, agradeço, é hora de ver mulher no poder.
Caro JCA.
Me permita ponderar seu texto, mesmo sabendo que não deveria por estar sendo oportunista de aproveitar esse espaço que está sendo muito acessado.
É necessário sim derrubar a fornteira machista que temos no comportamento mesquinho dessa nossa sociedade. MNas quando nos posicionamos assim, nos pocisionamos pelo GENERO HUMANO.
A questão é de genero. Não me venha falar que devemos votar em uma mulher, pelo simples fato de que precisamos colocar uma mulher no poder.
Corrupção e mal gerenciamento da máquina pública, bem como opção ideológica errônea quanto ao Estado, permeiam tanto homens quanto mulheres.
Seu texto me lembra, sabe o que? Oportunistas que pescam analfabetos políticos.
Quem sabe esse não será nosso próximo artigo.
Caro João,
Admito e entendo que você tenha o direito de monitorar os comentários que são direcionados ao seu espaço. O que não consigo entender é que as pessoas tenham que ser tuteladas pelo seu entendimento. O que acredito ser difícil aceitar é que somente possam ser publicados os artigos que sirvam aos seus interesses. Você sim está criando um método de atingir analfabetos políticos, está manipulando o sistema e cerceando a liberdade de expressão. Respeito sua postura mas não aceito, não posso aceitar, pois ao contrário de você sou jornalista e adoro ser contrariado não admito é ser CENSURADO. Permita que as pessoas que lerem o que está publicado possam tirar suas próprias conclusões. Pode ser que alguns concordem com o meu modo de pensar, mas também pode ser que não.
É uma pena a sua falta de discernimento, num local que diz pregar a seriedade e a transparência.
Caro JCA,
Aqui quem fala é o Rafael, editor do Muda junto com o João. Eu penso que não se aplica aqui o termo CENSURA, já que seu comentário está no ar, sem problema algum. O que houve foi uma discordância contundente, apenas isso. Se nós fossemos censores, como vc nos acusa, teríamos tirado seu comentário do ar, atens que fosse lido, pois existem mecanismos de moderação no Blogger. O Sr. pode não concordar com o conteúdo e com a forma que o João colocou sua crítica, porém não pode dizer que nós não permitimos que nos contrariem, os comentários são abertos até aos anônimos (não achamos delicado deixá-los, mas há quem prefere se esconder)...
No mais, penso também que o comentário é alheio ao post em questão, o que tb não faz parte do ethos blogosférico (se é que essa expressão existe! hehehe), mas mesmo assim ele está aí.
Podemos iniciar um debate sobre a questão, que será interessante, se houver participação dos muitos leitores que temos.
Abraços.
PS: exclui esse próprio comentário, por falta de ferramentas de edição de comnetários, pois precebi alguns errinhos(outros devo ter deixado, ninguém é perfeito!)
Ilustrissimo sr. jornalista JCA
Se vc reparar bem, seu comentário não foi escluido e muito menos censurado: ele foi CONTRARIADO!
Se vc adora ser contrariado, vc deveria estar feliz.. não é mesmo?
A liberdade de expressão existe sim por aqui, mas nem por isso não vamos combater aquilo que achamos errado. não é mesmo?
Bom... só fiz algumas ponderações no seu comentário, e pra isso pedi até a sua ilustre permissão. Essa ponderações foram necessárias, visto que seu comentário sobre a notícia: " Trabalhador ou Burro de Carga? um retrato da reforma na biblioteca da unifei" é um artigo panfletário pra induzir votos para a candidatura de uma mulher a prefeitura. Certo?
O que senti foi a utilização de um espaço para propagar seu interesse, portanto, tenho necessidade sim de ponderar.
No muda itajubá, ao contrário do senhor, pregamos sim o VOTO CONSCIENTE e não o voto feminino.
Passar bem.
E acompanhe a nova postagem da coluna "Que soem as trombetas..." na terça feira dia 08 de abril, com um artigo elaborado especialmente sobre o seu texto.
REItor é o máximo, eu sugiro REInato ou ReItHor, pela maneira troglodita de se portar o atual reitor da UNIFEI.
Olá
Esse REInato é um mala. Fala cansativa, repetitiva e inócua. Já virou caricato na academia e na comunidade
Caro amigo rafael,gostaria de dizer que sou petista por natureza mas nesta eleiçao vou optar pela Vereadora leandra pelas suas qualidades,se o nosso candidato fosse Laudelino ai não teria conversa mas Ulisses qum é o Ulisses esse nome existe graças ao Laudelino e agora quer ser prefeito,pensem bem na burrada que estão fazendo com meu partido ou vou fazer campanha alem de votar para Leandra machado.
Postar um comentário